terça-feira, 14 de outubro de 2014

HISTÓRIA DA ESCOLA PALMIRA GRASSIOTTO FERREIRA DA SILVA



Antes da escola surgir,era um lugar abandonado a onde se localizava uma mina. Ocorria fatos de homicídios..Se tornando um dos lugares da época mais investigados e declarado pela Divisão de Homicídios um dos lugares mais perigoso do estado de São Paulo.. 

A Unidade Escolar tem seu prédio construído em 1979 e suas atividades iniciais em 1980. A escola recebeu o nome de uma Professora falecida que havia atuado na Rede Pública Estadual de São Bernardo do Campo e nesse período o Dirigente de Ensino era seu irmão. Durante os 5 primeiros anos sua família comparecia para as atividades de aniversário da unidade escolar.
As primeiras turmas a se formarem registram-se três períodos manhã, tarde e noite, que abrange alunos da 1ª série até 8ª séries e supletivo a noite.
A escola era dividida em dois grupos, professores P I para turmas de 1ª à 4ª séries e professores P III para turmas de 5ª à 8 séries do ensino regular e suplência.
Essa forma de ensino encerra-se em 1996, com o Ensino Básico (1ª à 4ª série) sendo transferido para outra unidade escolar (Walker) e ficando somente com alunos do Ensino Fundamental  II ( 5ª à 8 série). A partir de 2000 a escola começa a ser preparada para receber o Ensino Médio, o que prevalece até hoje.
Ao completar 33 anos de vida escolar já se formaram mais de 600 alunos do Ensino Básico, 5.000 alunos do Ensino Fundamental II e 2.400 alunos do Ensino Médio.
O prédio é composto por 16 salas de aula com aproximadamente 1.600 alunos por ano letivo.
Já passaram por essa escola mais de 20 diretores, 50 agentes administrativos e 200 professores. A funcionária mais antiga foi a Carmosita ( agente escolar readaptada), que ficou 32 anos de sua vida dedicada a escola se aposentando esse ano, precisamente dia 02 de maio de 2013.